Este blog tiene como objetivo compartir intervenciones en eventos académicos que no han sido publicadas antes a texto completo, reflexiones de la autora sobre temas relacionados con la historia y la sociología de enfermería y publicaciones en revistas que todavía no son accesibles en Internet.

viernes, 29 de septiembre de 2017

Metodología de la investigación histórica en enfermería. Capítulo de libro.

CAPITULO 6 - METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN HISTÓRICA EN ENFERMERÍA
Maria Itayra Padilha1
Sioban Nelson2
Ana Luisa Velandia Mora3

 1Professora Associado do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.
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Padilha MI, Nelson, S, Mora, ALV. Metodologia de la investigación histórica en enfermería. In: Souza ML, Prado ML, Monticelli M. Washington (DC): Organización Panamericana de Salud; 2013. Capítulo 5. Pp:  52-65

6.1 Introducion
Neste capítulo convidamos você a participar da trajetória através da qual os estudos históricos são construidos. Seu objetivo e importancia se devem ao que a informação sobre algo do passado pode especialmente auxiliar a compreender o presente, a preencher as lacunas do conhecimento e permite ao historiador traçar perspectivas para o futuro mais consistentes e coerentes com a realidade.
Você conhece algum estudo que utilizou a perspectiva histórica de pesquisa? Caso positivo. O que lhe chamou a atenção? As temáticas investigadas? O tempo histórico envolvido? As fontes de pesquisa? O modo como os resultados de pesquisa são trabalhados? Os vários métodos que estão implicados na pesquisa histórica, tais como, a pesquisa documental, a história oral, a história de vida ou as biografias? Chamou a sua atenção como cada um destes métodos é trabalhado?

            Uma coisa que talvez você tenha percebido como resposta pode ser de que o conhecimento que se procura por meio da investigação histórica depende inteiramente da informação que tenha sido transmitida ao longo do tempo por aqueles que viveram o evento ou assunto que se investiga em lugar e tempo apropriado1.
Afinal então para que serve a pesquisa histórica? A pesquisa histórica tem o propósito de demonstrar os sucessos, fracassos, ocorrências em geral ou eventos que ocorreram em um passado distante, que denominamos de história do passado, ou que ocorreram em um passado mais proximo, e que denominamos de história do presente.
O que é importante de ser investigado? Especialmente a partir da década de 1960, o território do historiador estendeu-se a tudo o que é perceptível à observação. O historiador relê os documentos de seus predecessores com novos olhos, com nova interpretação e análise. Por exemplo, o que foi escrito baseado na história econômica e demográfica sobre a educação, o sexo, corpo, mito, imagem, a morte e a família, podem ser revistos e obtidas novas respostas historiográficas. Outros temas , como a alimentação, o vestuário, a saúde, a vida privada, as habitações, as festas, as instituições também são revisitadas2. O historiador busca as chaves das estratégias comunitárias, dos sistemas de valor, das organizações coletivas, isto é, de todas as condutas que constituem uma cultura rural ou urbana, popular ou elitista3.
Qual referencial teórico deve ser utilizado? Na pesquisa histórica o referencial teorico não está atrelado diretamente ao metodo, mas sim, ao objeto de investigação.
Quais as atitudes fundamentais a serem tomadas? Como em diferentes metodos de investigação, o pesquisador que deseja realizar uma pesquisa histórica necessita de algumas qualidades fundamentais, tais como: curiosidade intelectual na busca dos documentos/artigos/teses/dissertações/livros que tratem do tema que você está interessado; ter clareza do recorte histórico que você gostaria de investigar a fim de avaliar a viabilidade da realização da pesquisa; e clareza de que você irá investigar fatos, acontecimentos e vivências do passado e estará analisando com o olhar do presente.
Quais as informações a serem levantadas? A resposta a esta pergunta implica necessariamente que você saiba com clareza sobre que tipo de pesquisa você ira realizar, ou seja, você terá sujeitos passíveis a serem entrevistados no recorte escolhido? Qual destes sujeitos será a sua entrevista ZERO? A sua pesquisa terá apenas os documentos, como fontes de busca? Você utilizará fontes iconográficas? Estas atitudes implicam em conhecimento sobre o objeto de estudo e mais uma vez do recorte que você estará utilizando.
Para detalhar um pouco mais as informacoes que lhe oferecemos ate agora, sugerimos que você leia o artigo a seguir que está disponível na Coleção Scielo, e então assinale em seu Bloco de Notas: a) Como se deu a evolução da pesquisa histórica no século XX? b) Como os pesquisadores foram mudando seus objetos de estudo até os dias atuais? c)Qual a relação entre memória e história? d)Como a história de uma profissão pode ser conhecida pelo uso da metodologia da pesquisa histórica?
Você encontrará resposta a estas e outras questões no link http://www.scielo.br/pdf/rlae/v7n3/13480.pdf 4(texto em português)
Velandia Mora, Ana Luisa.  “Investigación y Documentación en Historia de la Enfermería”. EN: Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro (Brasil), Volume 4, número 3/3, Dez. 2000, pp. 405 - 425. ISSN 1418 8145 (No encontré el link)

Além disso, você pode obter subsídios em estudo no qual as autoras analisaram a produção bibliográfica relativa aos estudos históricos vinculados aos Programas de Pós-Graduação de Enfermagem no Brasil, no período de 1972 a 20045. Identificaram 126 estudos na perspectiva histórica, nas categorias: identidade profissional e institucionalização da enfermagem; escolas; especialidades; e entidades organizativas. Os temas principais são: relações de poder, as questões de gênero, o saber e a profissionalização e institucionalização da enfermagem, evidenciando questionamentos de problemas contemporâneos.
Velandia Mora, Ana Luisa.  “La investigación Histórica en Enfermería: actualidad y tendencias”. Memorias del I Seminario Internacional sobre Construcción del Conocimiento de Enfermería y II Encuentro de la Red Colombiana de Historia de la Enfermería. Conferencias centrales: Págs. 65 – 93. ISBN: 978 – 958 – 98675 – 0 – 1. Medellín (Colombia), Septiembre 4 y 5 de 2008. (Lo puedo colocar en mi Blog)


2 –ORGANIZACION - COMO VEM SENDO IMPLEMENTADA A METODOLOGIA DA PESQUISA HISTÓRICA
Entendemos que para problematizar a historiografia ou fazer uma tese historiográfica é necessário saber o que buscamos, ou seja, a definição de uma situação histórica que se configure na possibilidade de realização de uma pesquisa. A problematização é um ponto de partida para o trabalho, e não apenas uma idéia inconclusa relativa a historiografia ou aos livros que já foram escritos. Passa-se em outras palavras, pelo teste do real, mas apoiado na teoria, nos pressupostos teóricos fundamentais, que tem a ver com o passado que buscamos compreender, com a nossa vivência presente1,6.
Agora pensamos que você já conhece os pressupostos básicos de um estudo histórico, e podemos então elaborar colaborativamente uum PROJETO DE PESQUISA contendo a abordagem historiográfica.
Nossa intenção e compreender mais claramente os aspectos operacionais deste tipo de estudo, considerando que as bases conceituais você poderá rever em duas referências que consideramos essenciais: O primeiro livro desta série e o capítulo referente a este tema no livro1.
Você esta animada(o) para iniciar o projeto? Esperamos que você realmente se empenhe em desenvolver o projeto e ao final realizada(o) em cumprir o objetivo, assim como pelas descobertas que a pesquisa histórica irá lhe propiciar.
Na elaboração de um projeto de pesquisa histórica o historiador necessita estar atento aos passos essenciais para o sucesso da investigação propriamente dita. São eles: 1) definição, justificativa e delimitação do tema; 2) objetivos da pesquisa; 3) quadro teórico e as hipóteses; 4) coleta de dados, as fontes; 5) a crítica e a validação dos dados; 6) a análise e interpretação dos dados, a síntese7.
- Primeiro Passo: Definição, justificativa e delimitação do tema. Isto implica em decidir criticamente sobre algo de sua carreira profissional, de sua experiência cotidiana, da história de sua profissão que mereça ser desvendado/conhecido/historicizado por meio de uma investigação histórica.
            Para isto vamos indicar outro artigo científico também disponível na base de Dados Scielo e que trata especificamente da agenda de pesquisa histórica em enfermagem e da varias dicas de interfaces da história com a enfermagem e divide estes interesses em três áreas: a) a enfermagem como ciência; b) a enfermagem como uma profissão feminina; c) a enfermagem enquanto profissão. http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n3/v10n3a23.pdf8 (texto em português).
Velandia Mora, Ana Luisa.  “Indicadores de profesionalización e Identidad profesional de la enfermera”. Disponible en el blog: http://analuisa-velandia-mora-publicaciones.blogspot.com/. Entrada de 2010.


Segundo Passo: Definição dos objetivos da pesquisa.
Tem a finalidade de expor o que o pesquisador pretende desenvolver para responder ao problema de pesquisa. Deve explicitar: o que, onde, quem e quando. Os objetivos delimitam a pretensão do alcance da investigação, o que se propõe fazer e que aspectos pretende analisar.
Agora sim. Pensamos que você está pronto para pensar em seu objeto de pesquisa. E para isto vamos utilizar de alguns artigos de pesquisa que ajudarão você a ordenar o seu pensamento em termos da sua pesquisa: Localize o artigo elaborado por Kletemberg DF; Padilha MI. A autonomia da enfermagem gerontológica no Brasil, segundo as pioneiras (1970-1996). Texto contexto - enferm. [periódico na Internet]. 2011 Dez [citado 2012 Jul 03]; 20(4): 709-716. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400009&lng=pt.9  Qual foi o objetivo de estudo traçado pelas autoras? .....................................................................................................................................................................................................................................................
Em seguida, veja qual o recorte histórico indicado no texto e relacione com o que você leu anteriormente?
Agora você vai escrever o PROBLEMA DE PESQUISA HISTÓRICA que identificou na leitura desta primeira parte .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Por ultimo, RELEIA o texto INTRODUTÓRIO e avalie se o problema de pesquisa está adequado ao que você elaborou ou se é necessária nova leitura de apreensão do que o autor quer investigar.

            Agora gostariamos de propor a você três desafios.
Na pesquisa histórica é muito importante que você tenha clareza de qual é o problema de pesquisa que você irá investigar, considerando que a investigação se dará sobre algo do passado, seja ele recente ou não.
            Também é importante que você estabeleça qual o recorte histórico que irá utilizar, ou seja, qual é o período inicial que irá compor a sua investigação e qual será o período final. Isto deve ser feito necessariamente na pesquisa histórica para que você tenha mais objetividade na sua pesquisa e no que pretende compreender.
O terceiro aspecto deste desafio se refere ao objetivo do estudo, o qual deve conter o seu problema de pesquisa, o seu recorte histórico e que tipo de busca metodológica você irá fazer.
Neste sentido, pedimos que você escreva abaixo um ou mais objetivos de sua pesquisa histórica. Não se preocupe em estar totalmente correto pois escrever objetivos tambem é um aprendizado de pesquisa e especialmente em pesquisa qualitativa, os objetivos podem ser alterados de acordo com os dados obtidos na coleta de dados.

En los estudios de historia los investigadores establecen una serie de divisiones en periodos o etapas, que se suceden en el tiempo y en el espacio. Esta periodización en la historia no obedece a la arbitrariedad del historiador de imponer cortes al tiempo histórico. No se trata simplemente de fijar fechas para explicar los periodos históricos; la periodización tiene un sentido más profundo. Debe responder a necesidades varias: dividir el tiempo histórico en épocas que obedecen a leyes especificas; la localización de los momentos de cambio cualitativo y de las rupturas en la historia del fenómeno estudiado; y el esfuerzo por ubicar la relación temporal que existe entre los sucesos particulares y la totalidad.
Velandia Mora, Ana Luisa. “Análisis de la Periodización utilizada en Historia de la Enfermería”. Publicado en la Revista Investigación y Educación en Enfermería, de la Universidad de Antioquia. 2008,  Vol. XXVI, No 1. Pp. 36 – 47.  ISSN: 0120 – 5307.  Disponible en: http://enfermeria.ude.edu.co/revista/ojs/index.php/iee/article/view/126/279


Assim, o OBJETIVO DE MINHA PESQUISA HISTÓRICA É (registre aqui suas primeiras idéias):                                                                                                              
                                                                                                                                            
                                                                                                                                       

Se você ainda tiver duvidas sobre PROBLEMA, RECORTE HISTÓRICO E OBJETIVO LEIA O ARTIGO disponível no Scielo acerca de Metodologia da Pesquisa Histórica, o qual orientará você na elaboração de sua pesquisa:
http://enfermeria.ude.edu.co/revista/ojs/index.php/iee/article/view/126/279


Terceiro Passo: quadro teórico e as hipóteses.
Todo pesquisador ao desenvolver o seu projeto de pesquisa deve ter idéia de que respostas deve encontrar ao final de sua pesquisa. Isto se deve as leituras e o conhecimento previo do pesquisador o auxiliam a tirar algumas conclusões dos possíveis resultados. A hipótese na pesquisa histórica é a resposta lógica que o pesquisador propõe ao problema de pesquisa. Fundamenta-se em seu conhecimento sobre o problema, identificando as respostas plausíveis a pergunta de pesquisa, para então dedicar-se a tarefa de recolher evidências e dados que permitam comprovar a viabilidade das hipóteses traçadas.10
Quanto ao Marco Teórico da pesquisa histórica refere-se a uma teoria ou grupo de teorias que fornecem fundamentos para as hipóteses. Por exemplo, se você vai investigar sobre as relações de poder em uma instituição, você pode utilizar um referencial foucaultiano, que permite ajudar você a refletir sobre estas relações. Se você vai investigar sobre o poder simbólico das enfermeiras ou dos profissionais de saude, você pode utilizar as idéias de Pierre Bourdieu. Neste sentido, você compreende que o referencial teorico sera ditado pelo seu OBJETO DE INVESTIGAÇÃO, desde que ele não seja incoerente com a historicidade do fenômeno1,6.
Para você compreender melhor este terceiro passo propomos que você retorne ao artigo que está servindo de apoio prático para o aprendizado e verifique ainda na INTRODUÇÃO do texto, quais as hipóteses possíveis traçadas pelas autoras e também o marco teórico utilizado. Após a leitura, anote neste espaço: __________________________________________________________________________________________________________________________________________

Após este exercício você deve retornar ao seu próprio objetivo de pesquisa e assinale abaixo, quais as possiveis respostas você irá encontrar ao final de sua pesquisa e também que referencial teórico você acha mais aplicável a sua pesquisa histórica.
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- Quarto Passo: coleta de dados, as fontes ou seja, qual o método mais apropriado para desenvolver a pesquisa histórica.
A escolha do método na pesquisa histórica está relacionada com o tema que selecionamos para investigar e o tempo histórico ao qual este tema está envolvido. Por exemplo, se a nossa temática tem a ver com a história da AIDS no Brasil, estamos falando de um tempo presente, no qual poderemos selecionar fontes orais para a coleta de dados. Porém se estivermos desenvolvendo um estudo sobre a história da tuberculose também no Brasil, o tipo de fonte dependerá do recorte temporal que escolhermos, considerando a existência desta doença no Brasil desde o período colonial. O estudo então poderá ser documental ou oral.
Em síntese, as fontes históricas poderão ser todos os tipos de informações acerca da situação histórica, incluindo também as formas de preservação e transmissão destas fontes.


La educación comparada estudia el fenómeno “educación”, y pretende explicar la compleja red de interrelaciones observables dentro de un sistema educativo, así como entre los sistemas educativos y otro tipo de sistemas.
Este tipo de análisis podemos hacerlo comparando las escuelas de un país,  de una región o del conjunto de países latinoamericanos. Centrándonos en el punto de los atributos de la comparación, podemos proponer la comparación a través de una pregunta sobre un aspecto o fenómeno considerado crucial  en el funcionamiento de las escuelas de enfermería. Por ejemplo: Cómo era la planta docente? Y a partir de ahí se formularían las hipótesis. Además del tema de los profesores, hay otros ejes temáticos muy recurrentes en todos los trabajos históricos sobre escuelas de enfermería de América Latina, que pueden constituirse en fenómenos de comparación: la orientación del plan de estudios, la organización académico – administrativa, la caracterización de los estudiantes; para citar algunos.
Velandia Mora, Ana Luisa. História Comparada. In: Oguisso, Taka; Souza Campos, Paulo Fernando; Freitas, Genival Fernandes. Pesquisa em História da Enfermagem. São Paulo: Manole, 2011. Ps. 253-278. ISBN 978-85-204-3212-9 (Lo puedo colocar em mi Blog)


Para ficar mais claro para você sobre a questão das fontes históricas vamos inicialmente utilizar alguns exemplos e leituras.
Sugerimos que você retorne ao primeiro texto recomendado e veja que fontes as autoras utilizaram para a coleta de dados. Anote neste espaço qual foi o tipo de fonte selecionada e emita a sua opinião sobre a mesma: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

Neste momento você tomou conhecimento de uma das fontes mais utilizadas nas pesquisas históricas de enfermagem: a HISTÓRIA ORAL. Porém, a história oral também tem suas subdivisões e que podem ser utilizadas na pesquisa histórica.
Convidamos você então a ler outros dois artigos que poderão subsidiar seu próprio objeto de estudo e que utilizaram FONTES ORAIS, e são desmembramentos da história oral temática.
O primeiro deles trata da HISTÓRIA ORAL BIOGRÁFICA e pode ser encontrado na base Scielo no link: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n2/a11v62n2.pdf 11
O Segundo trata da HISTÓRIA ORAL DE VIDA, e também pode ser localizado na mesma base no link: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n1/v18n1a04.pdf12
Após ter lido os textos procure responder as seguintes questões:
a)      O que diferencia um tipo de História Oral de outro? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)      Quais as principais características da História Oral Biográfica, da História Oral Narrativa (citada no item anterior) e a História Oral de Vida?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  Após ter identificado estas diferenças procure ler cada um dos textos novamente, relacionando os itens contidos na INTRODUÇÃO e METODOLOGIA de cada um, para identificar os modos de se construir um trabalho e outro. Anote aqui as suas impressões:------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Após este exercício você deve retornar a sua própria idéia de pesquisa que já contém o problema, os objetivos e assinale abaixo, qual das metodologias acima mencionadas tem mais aderência ao seu objeto de estudo:
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Nos casos mencionados acima você pode observar que os sujeitos da pesquisa dependem também do objeto de pesquisa histórica que você está investigando. Podem ser pacientes, profissionais de enfermagem, profissionais de saúde, familiares. Podem estar atuando no momento da coleta de dados ou aposentados. Podem atuar em hospitais, universidades, unidades básicas de saúde. Porém, duas questões são fundamentais na História Oral: a) O SUJEITO DO ESTUDO TEM QUE NECESSARIAMENTE TER PARTICIPADO DO MOMENTO HISTÓRICO QUE VOCÊ ESTABELECEU COMO RECORTE; b) O SUJEITO TEM QUE ESTAR COM AS SUAS FUNÇÕES DE MEMÓRIA PRESERVADAS PARA REMEMORAR O TEMPO PASSADO.


Otro elemento que reconcilia la memoria y la historia está relacionado con el hecho elemental que el historiador vivencia los condicionamientos de su contexto social, cultural y nacional; precisamente,  por ello los investigadores  combinan su experiencia profesional como investigadores junto con su “experiencia vivida”; lo cual es evidente en los autores respecto a su memoria  personal, necesariamente referida a su experiencia de vida, en este caso como enfermera y al conocimiento sobre el contexto que rodea a la enfermería colombiana. Estamos hablando entonces, de una memoria temporal y espacial, que resulta imprescindible para la reconstrucción de la historia de la enfermería en cualquier lugar del mundo.
Velandia Mora, Ana Luisa.  “Fundamentos teórico metodológicos de investigación en historia de la enfermería”. EN: Revista Cultura de los Cuidados. ISSN: 1138-1728. 3er. Cuatrimestre 2011, Año XV, No. 31. Págs. 118-126. Disponible en: http://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/20578/1/CC_31_15.pdf


Na pesquisa histórica também é muito freqüente a utilização da pesquisa documental como método de investigação, especialmente em três situações:
·               Quando a pesquisa trata de um tempo do passado para o qual não existem fontes orais e o documento e a fonte principal na investigação;
·               Quando a pesquisa documental é essencial para o estudo e é realizada juntamente com as fontes orais ou iconográficas no desenvolvimento da investigação;
·               Quando a pesquisa documental é apenas uma fonte complementar ao estudo com fontes orais e servirá para que o pesquisador realize a crítica externa das informações. Este terceiro item será aprofundado no capitulo 18 e portanto não detalhado neste capitulo.

Nos estudos de HISTÓRIA ORAL que apresentamos anteriormente, na sua maioria encontram-se também os exemplos para a segunda e para a terceira situações apresentadas acima.
Aproveitaremos este espaço então para apresentá-lo a dois tipos de pesquisa documental que também são bastante utilizados na enfermagem.
O primeiro deles foi sub-dividido em três casos de uso de documentos diferentes como fontes históricas:
a) Pesquisa Documental utilizando discursos escritos de enfermeiras e contidos em periódicos de enfermagem: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n3/23.pdf 13
b) Pesquisa Documental utilizando Dissertações e Teses de Doutorado como fontes: http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n1/v24n1a13.pdf 14
c) Pesquisa Documental utilizando Anais de Eventos como fontes: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v9n3/11492.pdf 15
O segundo tipo de Pesquisa Documental também muito interessante de ser desenvolvido porém não tão comum na área da enfermagem é a PESQUISA ICONOGRÁFICA. Este tipo de fonte é considerada quando utilizamos fotos, artefatos, símbolos, quadros, filmes, dentre outros. Como necessita de um conhecimento apurado da arte iconográfica não tem sido a preferência das enfermeiras historiadoras. Você pode conhecer um pouco mais deste tipo de fonte no estudo citado a seguir e também disponível na Scielo: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n4/v45n4a25.pdf 16
Orientadas pelas leituras dos diferentes tipos de pesquisa documental, gostaríamos que você refletisse criticamente sobre cada um dos tipos e colocasse abaixo, quais as diferenças que você percebeu na abordagem dos quatro tipos de documentos apresentados:  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como você se sente neste momento ao olhar para o seu objeto de pesquisa e reavaliar a sua idéia inicial de utilizar um dos tipos de HISTÓRIA ORAL para a sua investigação ou então optar pela PESQUISA DOCUMENTAL.
Qual a viabilidade possível?
Para o objeto em questão você acredita que a pesquisa documental poderia dar as mesmas respostas iniciais ao seu problema de pesquisa?
Reflita neste espaço e partilhe conosco suas idéias: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Um aspecto importante a ser enfocado na pesquisa histórica e que difere dos demais tipos de pesquisa é o modo como se indicam as FONTES do estudo. Ou seja, ao falarmos de fonte temos que deixar claro se estamos nos referindo a FONTES PRIMÁRIAS OU A FONTES SECUNDÁRIAS.
As fontes primárias na pesquisa histórica são aquelas que caracterizam-se por serem informações de primeira mão. Ou seja, o testemunho de pessoas que vivenciaram o fato histórico analisado (entrevista), autobiografias, fotografias, leis, prontuários, cartas, atas, artigos científicos, jornais, filmes, teses ou dissertações. O que caracteriza a fonte primária então é a SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE PRIMEIRA DE INFORMAÇÃO PARA COMPREENDER O OBJETO DE ESTUDO EM QUESTÃO. As fontes secundárias por sua vez se caracterizam por todas aquelas fontes que ajudarão o pesquisador a analisar os dados selecionados para a compreensão do objeto, ou seja, livros, periódicos, teses, dissertações, leis, decretos, etc.
Para facilitar seu entendimento do que sao fontes primárias e secundárias num estudo científico, convidamos você a retornar ao nosso primeiro exemplo de artigo científico e reler a metodologia do estudo para identificar quais foram as fontes primárias e quais foram as fontes secundárias que as autoras utilizaram.
Registre aqui as suas impressões: -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caso ainda esteja dificil diferenciar releia o artigo acerca de Metodologia da Pesquisa Histórica, ja indicado anteriormente: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n4/a15v14n4.pdf 6

Você conseguiu captar bem as diferenças? Então vamos ao seu próprio estudo de pesquisa novamente e você vai escrever abaixo: quais serão as suas fontes primárias e secundárias de dados: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Está muito difícil até o momento? A pesquisa histórica não difere dos demais is tipos de pesquisa que você já conheceu, apenas tem algumas especificidades como os demais e que o pesquisador histórico necessita estar atento.
Entao, vamos continuar....
Estamos ainda no Quarto passo do estudo e vamos abordar algumas informações importantes sobre a coleta de dados na pesquisa histórica. Neste momento, o pesquisador já decidiu se irá utilizar FONTES ORAIS ou FONTES DOCUMENTAIS para a sua coleta de dados.
Se irá utilizar fontes orais, isto implica em que necessariamente o pesquisador elabore um Roteiro de Entrevista que contenha as questões essenciais para que o pesquisador possa compreender o objeto naquele período histórico em que está interessado. Além disso, neste roteiro é ESSENCIAL que contenha o perfil do entrevistado. Isto porque muitas vezes os entrevistados/sujeitos serão nominados na apresentação dos resultados. Com relação a este aspecto você terá a explicação detalhada no CAPITULO 18 que trata especificamente da HISTÓRIA ORAL.
Neste momento pediremos apenas que você retorne ao artigo que estamos utilizando como exemplo e localize as fontes orais do estudo, escrevendo neste espaço quem foram os sujeitos da pesquisa e como foram identificados:----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você irá utilizar fontes documentais como fontes primárias de seu estudo, também deve selecionar com muito cuidado quais serão estas fontes; elaborar um roteiro de coleta de informações na fonte escrita, a fim de poder responder ao seu problema de pesquisa e aos seus objetivos do estudo.
Para verificar como as fontes primárias documentais foram selecionadas pedimos a você que retorne aos três artigos indicados que utilizaram fontes documentais (Anais, periódicos, fotografias) e analise como estas fontes foram selecionadas. Anote aqui suas impressões: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na pesquisa histórica, a fase da coleta de dados é a mais longa do processo de pesquisa, e também a que apresenta os maiores perigos, na forma de atrasos possíveis e de esforços inúteis. Os três problemas fundamentais para o historiador são:
1. a localização dos acervos documentais;
2. evitar a dispersão e a perda de tempo;
3. manter um controle permanente e total sobre os materiais acumulados, mediante uma organização eficiente da coleta de informações. Você pode ler sobre isto mais detalhadamente no capitulo sobre este assunto publicado no primeiro livro desta série.1
Antes de avançarmos para o próximo passo que tal você retomar a sua pesquisa? Você já definiu suas fontes e agora deve pensar: que tipo de instrumento irá elaborar para coleta de dados baseado no tipo de pesquisa que irá desenvolver (Pesquisa Documental, História Oral). Exercite elaborando um roteiro de entrevista e um roteiro de coleta de dados documentais. Depois reflita sobre o que elaborou e retome seus objetivos para ver se as possiveis respostas darão conta do que você deseja investigar.

- Quinto Passo: a crítica e a validação dos dados
            Apos a coleta de dados o historiador tem a ardua tarefa de verificar a qualidade, a veracidade e a relevância da informação.
            Os historiadores denominaram este processo de CRÍTICA INTERNA E CRÍTICA EXTERNA.
            Lembre-se que você está realizando uma pesquisa histórica e portanto, mesmo que seja sobre a história do presente (até 60 anos atrás) você precisa ter certeza de que a informação coletada está correta. Isto vale tanto para as fontes orais como para as fontes documentais.
            A critica interna busca determinar a autenticidade das fontes, a verdade dos fatos. O pesquisador poderá se orientar por alguns pontos fundamentais como: se a fonte ou o autor era competente para relatar os acontecimentos e se conhecia verdade dos fatos, e se estava apoiado por depoimentos ou informações mais ou menos concordantes. No caso de fonte documental o pesquisador deve procurar ver se a fonte e autêntica e fidedigna1,6.
            A critica externa por sua vez e utilizada para confrontar a informação obtida, ou seja, se o entrevistado informa algum fato que tenha ocorrido no passado e cita uma determinada data ou documento, é necessário e importante que o pesquisador busque esta informação em documentos para comprovar a veracidade daquele fato. No caso do documento, o pesquisador poderá utilizar até mesmo de técnicas científicas, como Raio X, análises químicas, dentre outras. Estas últimas não são frequentemente utilizadas nas pesquisas históricas da área de enfermagem1,6.
Normalmente nos artigos cientificos os autores não citam como realizaram a crítica interna e externa de seus dados, mas convidamos você a fazer um exercicio e voltar ao primeiro artigo que estamos utilizando como base para ver se você identifica de que modo esta critica foi realizada. Anote aqui o que você encontrou:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO: não se desaponte caso não tenha conseguido identificar a crítica interna e externa. Os historiadores experientes também tem esta dificuldade.

-  Sexto Passo: a análise e interpretação dos dados, a síntese.
            Nesta fase da pesquisa histórica, o pesquisador ja finalizou a coleta de dados e irá analisar estes dados. Nas pesquisas históricas de enfermagem não existe um modelo único de análise para os dados. Muitas vezes a análise é delineada de acordo com o referencial teorico selecionado pelo pesquisador.
       Veja por exemplo, o estudo de Vaghetti et all cujo referencial teórico foi o de cultura organizacional, para a análise de dados as autoras organizaram, analisaram e interpretaram os dados sob a perspectiva da antropologia simbólica interpretativa. Veja o artigo na integra no link http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n1/v24n1a13.pdf10
       Já no estudo de Kletemberg & Padilha9, que estamos utilizando como exemplo, cujo referencial teórico foi Eliot Freidson, a análise de dados se deu pela Análise Temática proposta por Minayo, como você pode ler no artigo na íntegra.
       No estudo de Bernardes, Lopes e Santos, o referencial teórico relativo ao Poder Simbólico, de Pierre Bourdieu, os dados foram analisados com o método Analítico Fotográfico Oral, como você poder ler no link http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n4/a11v14n4.pdf 17
      Como última sugestão de leitura indicamos a você o artigo de Moreira, Porto e Oguisso, que utilizou a Análise de Conteúdo como método de análise.. Veja o artigo no link http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v36n4/v36n4a14.pdf18

            Como você deve ter observado nas literaturas que indicamos acima, a análise de dados na pesquisa histórica segue o modelo de outras análises de estudos qualitativos, porém com a especificidade da pesquisa histórica em termos de recorte temporal, fatos e eventos daquele período histórico investigado. Assim, a partir da análise dos dados o pesquisador criará as suas categorias/itens/estruturas de significações/enunciados de análise, as quais irá discutir de acordo com a literatura.
Um aspecto essencial é de que o historiador deve procurar ser muito sensível ao material utilizado, se mostrar suficientemente engajado no trabalho, mostrar um equilíbrio entre as forças do seu interesse, com o interesse social e o interesse histórico. O pesquisador necessita ser criativo e realizar uma conexão convincente entre os acontecimentos que considera mais significativos para o tema em estudo. Quando o pesquisador escrever a narrativa, ele deverá fazê-lo com criatividade, explicando os resultados encontrados e fornecendo suporte as idéias. Isto requer disciplina, organização e uma boa dose de imaginação, acompanhado de um trabalho hercúleo. O historiador precisa permanecer um espaço de tempo concentrado para observar os detalhes desses resultados, o que está escrito nas entrelinhas dos manuscritos e de outros documentos. Ele precisa planejar a história a partir dos dados e usar o tempo e o espaço para fazer um balanço, construindo a história, criticando e interpretando os dados adequadamente1,6.
Ao longo do percurso metodológico da história você teve a oportunidade, por meio da leitura e análise dos vários textos indicados, de se aproximar da pesquisa histórica em termos metodológicos.
Convidamos a você mais uma vez a continuar conosco esta jornada relendo o primeiro artigo indicado e outros também contidos no texto para compreender como foi realizada a ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS da pesquisa. Que categorias foram criadas pelos autores? Que tipo de dados foram analisados? Como os autores discutem estes dados a luz da literatura e das suas próprias considerações?
Após esta leitura, aponte neste espaço quais os principais aspectos que você depreendeu das pesquisas realizadas e o grau de profundidade das análises realizadas.
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3- EVALUACION
Ao finalizar esta etapa, esperamos que você tenha apreendido os principais passos para a elaboração de um projeto de pesquisa histórica relacionado a sua própria vivência profissional e sua curiosidade investigativa acerca do passado. Entendemos que este processo e gradativo e você com certeza precisará de tempo e muita leitura acerca do tema que você irá escolher a fim de realizar a sua própria pesquisa histórica.
Dentro do contexto político e social, é impossível querer entender a profissão sem estabelecer sua relação com os acontecimentos históricos que ocorreram ao longo do tempo. Alguns aspectos foram decisivos para o desenvolvimento da profissão como: o surgimento dos hospitais e o desenvolvimento das áreas das ciências biológicas e da saúde1,6.Neste sentido, convidamos você agora a realizar uma associação entre as leituras realizadas e o exercício prático referente ao SEU PRÓPRIO projeto de investigação histórica, respondendo as solicitações indicadas no quadro abaixo:
Aspectos gerais que caracterizam a Pesquisa histórica
Aspectos do meu projeto que o caracterizam como uma pesquisa histórica
a) Quanto ao seu objetivo e recorte histórico............................................
................................................................................
a) Terá como objetivo....................................................Tera como recorte historico......................................
b) Quanto as hipoteses do estudo............................................................................................................................................
b) Como pensa na sua propria hipotese-...............................................................................
c) Quanto ao referencial teórico .......................................................................
c) Que referencial melhor se aplica ao seu projeto.................................................................
................................................................................
d) Quanto ao metodo de pesquisa..................................................................
.................................................................................
d) Qual metodo pensa ser mais apropriado............................................................... ................................................................................
e) Quanto as fontes primarias e secundarias............................
...............................................................................
e Quais serao as suas fontes primarias e secundarias...........................................e como pretende chegar a elas
.................................................................................
f) Quanto aos dados a serem coletados...........
....................................................................................
...........................................................................................................................................................
f)Para responder ao objetivo, terei que utilizar a(s) seguinte(s) técnica(s) de obtenção de dados.......................................................................................................................................................
................................................................................

g)Quanto aos sujeitos do estudo..............
........................................................................................
................................................................................
g) Os sujeitos serao...............................................,
................................................................Eles estao localizados.............................................

h) Quanto a critica e validação  dos dados......................................................................................................................................................
h) Como pretende realizar a critica interna e externa dos dados.......................................................................................................................................................

i) Quanto à análise dos dados......................................
..............................................................................................................................................................
i) Qual o melhor metodo de analise que se aplicaria ao seu estudo....................................................................................................................................................

j) Quanto a discussao dos dados e sintese.............
................................................................................................................................................................................
j) Apresentarei o contexto historico; e as categorias identificadas para analise e discussao. Apos, analisarei o passado com os olhos do presente e tracarei perpectivas para o futuro.


4) BIBLIOGRAFIA
1.Padilha, MICS; Borenstein, MS; Ballesteros, H. Investigación Histórica en Enfermeria. In: In: Prado ML, Souza ML, Carraro TE. Investigación cualitativa em enfermería: contexto y bases conceptuales. Washington (DC): Organización Panamericana de Salud, 2008. p. 177-193.
2.Le Goff J. História e Memória. São Paulo: Martins Fontes; 1993.
3.Burke, P. A Escola dos Annales: (1929 - 1989) A Revolução Francesa da Historiografia. 2. ed. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991. http://www.scribd.com/doc/7165501/Peter-Burke-A-Revolução-Francesa-Da-Historiografia-A-Escola-Dos-Annales-19291989.
4.Barreira, IA. Memória e história para uma nova visão da enfermagem no Brasil. Rev.latino-am.enfermagem, [online] 1999 julho 7(3): 87-93.
5.Padilha, MICS, Kletemberg, DF; Gregório, VRP; Borges, B; Borenstein, MS. (2007). A produção da pesquisa histórica vinculada aos programas de pós-graduação no Brasil, 1972 a 2004. Texto contexto - enferm. [online]., 16(4) [cited 2012-07-04], 671-679 .
6.Padilha, MICS; Borenstein, MS. O método de pesquisa histórica na enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.4 [cited  2012-07-04], pp. 575-584 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000400015&lng=en&nrm=iso>.
7.Cardoso CFS. Uma introdução à história. São Paulo: Brasiliense; 2007.
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17.              Bernardes, MMR, Lopes, GT, Santos, TCF. Base de sustentação militar de Vargas durante a 2ª guerra e a soberania bélica alemã: percepções de enfermeiras e militares. Texto contexto - enferm.  [serial on the Internet]. 2005  Dec [cited  2012  July  04] ;  14(4): 544-550. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000400011&lng=en. 

18.              Moreira A, Porto F, Oguisso T. Registros noticiosos sobre a escola profissional de enfermeiros e enfermeiras na revista "O Brazil-Médico", 1890-1922. Rev. esc. enferm. USP  [serial on the Internet]. 2002  Dec [cited  2012  July  04] ;  36(4): 402-407. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342002000400015&lng=en.  

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