CAPITULO 6 - METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN HISTÓRICA EN ENFERMERÍA
Maria Itayra Padilha1
Sioban Nelson2
Ana Luisa Velandia Mora3
Padilha MI, Nelson, S, Mora, ALV.
Metodologia de la investigación histórica en enfermería. In: Souza ML, Prado ML, Monticelli M. Washington (DC):
Organización Panamericana de Salud; 2013. Capítulo 5. Pp: 52-65
6.1 Introducion
Neste
capítulo convidamos você a participar da trajetória através da qual os estudos
históricos são construidos. Seu objetivo e importancia se devem ao que a
informação sobre algo do passado pode especialmente auxiliar a compreender o
presente, a preencher as lacunas do conhecimento e permite ao historiador traçar
perspectivas para o futuro mais consistentes e coerentes com a realidade.
Você conhece algum
estudo que utilizou a perspectiva histórica de pesquisa? Caso positivo. O que
lhe chamou a atenção? As temáticas investigadas? O tempo histórico envolvido?
As fontes de pesquisa? O modo como os resultados de pesquisa são trabalhados?
Os vários métodos que estão implicados na pesquisa histórica, tais como, a
pesquisa documental, a história oral, a história de vida ou as biografias?
Chamou a sua atenção como cada um destes métodos é trabalhado?
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Uma coisa que talvez você tenha percebido como resposta
pode ser de que o conhecimento que se procura por meio da investigação
histórica depende inteiramente da informação que tenha sido transmitida ao
longo do tempo por aqueles que viveram o evento ou assunto que se investiga em
lugar e tempo apropriado1.
Afinal então para que serve a
pesquisa histórica? A
pesquisa histórica tem o propósito de demonstrar os sucessos, fracassos,
ocorrências em geral ou eventos que ocorreram em um passado distante, que
denominamos de história do passado, ou que ocorreram em um passado mais
proximo, e que denominamos de história do presente.
O que é importante de ser investigado? Especialmente a partir da década de 1960, o
território do historiador estendeu-se a tudo o que é perceptível à observação.
O historiador relê os documentos de seus predecessores com novos olhos, com
nova interpretação e análise. Por exemplo, o que foi escrito baseado na
história econômica e demográfica sobre a educação, o sexo, corpo, mito, imagem,
a morte e a família, podem ser revistos e obtidas novas respostas
historiográficas. Outros temas , como a alimentação, o vestuário, a saúde, a
vida privada, as habitações, as festas, as instituições também são revisitadas2.
O historiador busca as chaves das estratégias comunitárias, dos sistemas de
valor, das organizações coletivas, isto é, de todas as condutas que constituem
uma cultura rural ou urbana, popular ou elitista3.
Qual referencial teórico deve ser utilizado? Na pesquisa histórica o referencial teorico não
está atrelado diretamente ao metodo, mas sim, ao objeto de investigação.
Quais as atitudes fundamentais a serem tomadas? Como em diferentes metodos de
investigação, o pesquisador que deseja realizar uma pesquisa histórica
necessita de algumas qualidades fundamentais, tais como: curiosidade
intelectual na busca dos documentos/artigos/teses/dissertações/livros que
tratem do tema que você está interessado; ter clareza do recorte histórico que
você gostaria de investigar a fim de avaliar a viabilidade da realização da
pesquisa; e clareza de que você irá investigar fatos, acontecimentos e vivências
do passado e estará analisando com o olhar do presente.
Quais as informações a serem levantadas? A resposta a esta pergunta implica
necessariamente que você saiba com clareza sobre que tipo de pesquisa você ira
realizar, ou seja, você terá sujeitos passíveis a serem entrevistados no
recorte escolhido? Qual destes sujeitos será a sua entrevista ZERO? A sua
pesquisa terá apenas os documentos, como fontes de busca? Você utilizará fontes
iconográficas? Estas atitudes implicam em conhecimento sobre o objeto de estudo
e mais uma vez do recorte que você estará utilizando.
Para detalhar um pouco mais as
informacoes que lhe oferecemos ate agora, sugerimos que você leia o artigo a
seguir que está disponível na Coleção Scielo, e então assinale em seu Bloco
de Notas: a) Como se deu a evolução da pesquisa histórica no século XX? b) Como
os pesquisadores foram mudando seus objetos de estudo até os dias atuais?
c)Qual a relação entre memória e história? d)Como a história de uma profissão
pode ser conhecida pelo uso da metodologia da pesquisa histórica?
Você encontrará resposta a estas e
outras questões no link http://www.scielo.br/pdf/rlae/v7n3/13480.pdf 4(texto em português)
Velandia Mora, Ana Luisa. “Investigación y Documentación en Historia de
la Enfermería”. EN: Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Rio de
Janeiro (Brasil), Volume 4, número 3/3, Dez. 2000, pp. 405 - 425. ISSN 1418 8145 (No
encontré el link)
Além disso, você pode obter subsídios
em estudo no qual as autoras analisaram a produção bibliográfica relativa aos
estudos históricos vinculados aos Programas de Pós-Graduação de Enfermagem no
Brasil, no período de 1972 a 20045. Identificaram 126 estudos na
perspectiva histórica, nas categorias: identidade profissional e
institucionalização da enfermagem; escolas; especialidades; e entidades
organizativas. Os temas principais são: relações de poder, as questões de
gênero, o saber e a profissionalização e institucionalização da enfermagem,
evidenciando questionamentos de problemas contemporâneos.
Velandia Mora, Ana Luisa. “La investigación Histórica en Enfermería:
actualidad y tendencias”. Memorias del I Seminario Internacional sobre
Construcción del Conocimiento de Enfermería y II Encuentro de la Red
Colombiana de Historia de la Enfermería. Conferencias centrales: Págs. 65 –
93. ISBN: 978 – 958 – 98675 – 0 – 1. Medellín (Colombia), Septiembre 4 y 5 de
2008. (Lo puedo colocar en mi Blog)
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2 –ORGANIZACION - COMO VEM SENDO
IMPLEMENTADA A METODOLOGIA DA PESQUISA HISTÓRICA
Entendemos
que para problematizar a historiografia ou fazer uma tese historiográfica é
necessário saber o que buscamos, ou seja, a definição de uma situação histórica
que se configure na possibilidade de realização de uma pesquisa. A
problematização é um ponto de partida para o trabalho, e não apenas uma idéia
inconclusa relativa a historiografia ou aos livros que já foram escritos.
Passa-se em outras palavras, pelo teste do real, mas apoiado na teoria, nos pressupostos
teóricos fundamentais, que tem a ver com o passado que buscamos compreender, com
a nossa vivência presente1,6.
Agora pensamos que você já
conhece os pressupostos básicos de um estudo histórico, e podemos então
elaborar colaborativamente uum PROJETO DE PESQUISA contendo a abordagem
historiográfica.
Nossa intenção e compreender mais
claramente os aspectos operacionais deste tipo de estudo, considerando que as
bases conceituais você poderá rever em duas referências que consideramos
essenciais: O primeiro livro desta série e o capítulo referente a este tema no
livro1.
Você esta animada(o) para
iniciar o projeto? Esperamos que você realmente se empenhe em desenvolver o
projeto e ao final realizada(o) em cumprir o objetivo, assim como pelas
descobertas que a pesquisa histórica irá lhe propiciar.
|
Na elaboração de um projeto de pesquisa histórica
o historiador necessita estar atento aos passos essenciais para o sucesso da
investigação propriamente dita. São eles: 1) definição, justificativa e
delimitação do tema; 2) objetivos da pesquisa; 3) quadro teórico e as
hipóteses; 4) coleta de dados, as fontes; 5) a crítica e a validação dos dados;
6) a análise e interpretação dos dados, a síntese7.
- Primeiro Passo: Definição, justificativa e delimitação do tema. Isto implica em decidir
criticamente sobre algo de sua carreira profissional, de sua experiência
cotidiana, da história de sua profissão que mereça ser
desvendado/conhecido/historicizado por meio de uma investigação histórica.
Para
isto vamos indicar outro artigo científico também disponível na base de Dados
Scielo e que trata especificamente da agenda de pesquisa histórica em enfermagem
e da varias dicas de interfaces da história com a enfermagem e divide estes
interesses em três áreas: a) a enfermagem como ciência; b) a enfermagem como
uma profissão feminina; c) a enfermagem enquanto profissão. http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n3/v10n3a23.pdf8
(texto em português).
Velandia Mora, Ana Luisa. “Indicadores de profesionalización e
Identidad profesional de la enfermera”. Disponible en el blog: http://analuisa-velandia-mora-publicaciones.blogspot.com/.
Entrada de 2010.
Segundo Passo: Definição dos objetivos da pesquisa.
Tem a
finalidade de expor o que o pesquisador pretende desenvolver para responder ao
problema de pesquisa. Deve
explicitar: o que, onde, quem e quando. Os objetivos delimitam a pretensão do alcance da investigação, o que se
propõe fazer e que aspectos pretende analisar.
Agora sim. Pensamos que você
está pronto para pensar em seu objeto de pesquisa. E para isto vamos utilizar
de alguns artigos de pesquisa que ajudarão você a ordenar o seu pensamento em
termos da sua pesquisa: Localize o artigo elaborado por Kletemberg DF; Padilha
MI. A autonomia da enfermagem gerontológica no Brasil, segundo as pioneiras
(1970-1996). Texto contexto - enferm. [periódico na Internet]. 2011 Dez
[citado 2012 Jul 03]; 20(4): 709-716. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400009&lng=pt.9 Qual foi o
objetivo de estudo traçado pelas autoras?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
Em seguida, veja qual o
recorte histórico indicado no texto e relacione com o que você leu
anteriormente?
Agora você vai escrever o
PROBLEMA DE PESQUISA HISTÓRICA que identificou na leitura desta primeira
parte .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Por ultimo, RELEIA o texto
INTRODUTÓRIO e avalie se o problema de pesquisa está adequado ao que você
elaborou ou se é necessária nova leitura de apreensão do que o autor quer
investigar.
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Agora
gostariamos de propor a você três desafios.
Na pesquisa histórica é muito
importante que você tenha clareza de qual é o problema de pesquisa que você irá
investigar, considerando que a investigação se dará sobre algo do passado, seja
ele recente ou não.
Também
é importante que você estabeleça qual o recorte histórico que irá utilizar, ou
seja, qual é o período inicial que irá compor a sua investigação e qual será o
período final. Isto deve ser feito necessariamente na pesquisa histórica para
que você tenha mais objetividade na sua pesquisa e no que pretende compreender.
O terceiro aspecto deste desafio
se refere ao objetivo do estudo, o qual deve conter o seu problema de pesquisa,
o seu recorte histórico e que tipo de busca metodológica você irá fazer.
Neste sentido, pedimos que você
escreva abaixo um ou mais objetivos de sua pesquisa histórica. Não se preocupe em
estar totalmente correto pois escrever objetivos tambem é um aprendizado de
pesquisa e especialmente em pesquisa qualitativa, os objetivos podem ser
alterados de acordo com os dados obtidos na coleta de dados.
En los estudios de
historia los investigadores establecen una serie de divisiones en periodos o
etapas, que se suceden en el tiempo y en el espacio. Esta periodización en la historia no obedece a la
arbitrariedad del historiador de imponer cortes al tiempo histórico. No se
trata simplemente de fijar fechas para explicar los periodos históricos; la
periodización tiene un sentido más profundo. Debe responder a necesidades
varias: dividir el tiempo histórico en épocas que obedecen a leyes especificas;
la localización de los momentos de cambio cualitativo y de las rupturas en la
historia del fenómeno estudiado; y el esfuerzo por ubicar la relación temporal
que existe entre los sucesos particulares y la totalidad.
Velandia Mora, Ana Luisa. “Análisis de la Periodización utilizada en
Historia de la Enfermería”. Publicado en la Revista Investigación y Educación
en Enfermería, de la Universidad de Antioquia. 2008, Vol. XXVI, No 1.
Pp. 36 – 47. ISSN: 0120 –
5307. Disponible en:
http://enfermeria.ude.edu.co/revista/ojs/index.php/iee/article/view/126/279
Assim, o OBJETIVO DE MINHA
PESQUISA HISTÓRICA É (registre aqui suas primeiras idéias):
Se você ainda tiver duvidas
sobre PROBLEMA, RECORTE HISTÓRICO E OBJETIVO LEIA O ARTIGO disponível no
Scielo acerca de Metodologia da Pesquisa Histórica, o qual orientará você na
elaboração de sua pesquisa:
http://enfermeria.ude.edu.co/revista/ojs/index.php/iee/article/view/126/279
|
Terceiro Passo: quadro teórico e as hipóteses.
Todo pesquisador ao desenvolver o seu projeto
de pesquisa deve ter idéia de que respostas deve encontrar ao final de sua
pesquisa. Isto se deve as leituras e o conhecimento previo do pesquisador o
auxiliam a tirar algumas conclusões dos possíveis resultados. A hipótese na pesquisa histórica é a resposta lógica
que o pesquisador propõe ao problema de pesquisa. Fundamenta-se em seu
conhecimento sobre o problema, identificando as respostas plausíveis a pergunta
de pesquisa, para então dedicar-se a tarefa de recolher evidências e dados que
permitam comprovar a viabilidade das hipóteses traçadas.10
Quanto ao Marco Teórico da pesquisa histórica
refere-se a uma teoria ou grupo de teorias que fornecem fundamentos para as
hipóteses. Por exemplo,
se você vai investigar sobre as relações de poder em uma instituição, você pode
utilizar um referencial foucaultiano, que permite ajudar você a refletir sobre
estas relações. Se você vai investigar sobre o poder simbólico das enfermeiras
ou dos profissionais de saude, você pode utilizar as idéias de Pierre Bourdieu.
Neste sentido, você compreende que o referencial teorico sera ditado pelo seu
OBJETO DE INVESTIGAÇÃO, desde que ele não seja incoerente com a historicidade
do fenômeno1,6.
Para
você compreender melhor este terceiro passo propomos que você retorne ao
artigo que está servindo de apoio prático para o aprendizado e verifique
ainda na INTRODUÇÃO do texto, quais as hipóteses possíveis traçadas pelas
autoras e também o marco teórico utilizado. Após a leitura, anote neste espaço: __________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
Após este exercício você deve
retornar ao seu próprio objetivo de pesquisa e assinale abaixo, quais as
possiveis respostas você irá encontrar ao final de sua pesquisa e também que
referencial teórico você acha mais aplicável a sua pesquisa histórica.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Quarto Passo: coleta de dados, as fontes ou seja, qual o método mais apropriado
para desenvolver a pesquisa histórica.
A escolha do método na pesquisa histórica está
relacionada com o tema que selecionamos para investigar e o tempo histórico ao
qual este tema está envolvido. Por exemplo, se a nossa temática tem a ver com a
história da AIDS no Brasil, estamos falando de um tempo presente, no qual
poderemos selecionar fontes orais para a coleta de dados. Porém se estivermos
desenvolvendo um estudo sobre a história da tuberculose também no Brasil, o
tipo de fonte dependerá do recorte temporal que escolhermos, considerando a
existência desta doença no Brasil desde o período colonial. O estudo então poderá
ser documental ou oral.
Em síntese, as fontes históricas poderão ser
todos os tipos de informações acerca da situação histórica, incluindo também as
formas de preservação e transmissão destas fontes.
La educación comparada estudia el fenómeno “educación”, y pretende
explicar la compleja red de interrelaciones observables dentro de un sistema
educativo, así como entre los sistemas educativos y otro tipo de sistemas.
Este
tipo de análisis podemos hacerlo comparando las escuelas de un país, de una región o del conjunto de países
latinoamericanos. Centrándonos en el punto de los atributos de la comparación,
podemos proponer la comparación a través de una pregunta sobre un aspecto o
fenómeno considerado crucial en el
funcionamiento de las escuelas de enfermería. Por ejemplo: Cómo era la planta
docente? Y a partir de ahí se formularían las hipótesis. Además del tema de los
profesores, hay otros ejes temáticos muy recurrentes en todos los trabajos
históricos sobre escuelas de enfermería de América Latina, que pueden
constituirse en fenómenos de comparación: la orientación del plan de estudios,
la organización académico – administrativa, la caracterización de los
estudiantes; para citar algunos.
Velandia
Mora, Ana Luisa. História Comparada. In: Oguisso, Taka; Souza Campos, Paulo
Fernando; Freitas, Genival Fernandes. Pesquisa em História da Enfermagem. São
Paulo: Manole, 2011. Ps. 253-278. ISBN 978-85-204-3212-9 (Lo puedo colocar em
mi Blog)
Para
ficar mais claro para você sobre a questão das fontes históricas vamos
inicialmente utilizar alguns exemplos e leituras.
Sugerimos
que você retorne ao primeiro texto recomendado e veja que fontes as autoras
utilizaram para a coleta de dados. Anote neste espaço qual foi o tipo de
fonte selecionada e emita a sua opinião sobre a mesma:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
Neste momento você tomou conhecimento de uma
das fontes mais utilizadas nas pesquisas históricas de enfermagem: a HISTÓRIA
ORAL. Porém, a história oral também tem suas subdivisões e que podem ser
utilizadas na pesquisa histórica.
Convidamos
você então a ler outros dois artigos que poderão subsidiar seu próprio objeto
de estudo e que utilizaram FONTES ORAIS, e são desmembramentos da história
oral temática.
O primeiro
deles trata da HISTÓRIA ORAL BIOGRÁFICA e pode ser encontrado na base Scielo
no link: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n2/a11v62n2.pdf
11
O
Segundo trata da HISTÓRIA ORAL DE VIDA, e também pode ser localizado na mesma
base no link: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n1/v18n1a04.pdf12
Após
ter lido os textos procure responder as seguintes questões:
a)
O que diferencia um tipo de História Oral de outro?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)
Quais as principais características da História Oral Biográfica, da
História Oral Narrativa (citada no item anterior) e a História Oral de Vida?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Após
ter identificado estas diferenças procure ler cada um dos textos novamente,
relacionando os itens contidos na INTRODUÇÃO e METODOLOGIA de cada um, para
identificar os modos de se construir um trabalho e outro. Anote aqui as suas
impressões:------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
Após este exercício você deve
retornar a sua própria idéia de pesquisa que já contém o problema, os objetivos
e assinale abaixo, qual das metodologias acima mencionadas tem mais aderência
ao seu objeto de estudo:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos casos mencionados acima você pode observar
que os sujeitos da pesquisa dependem também do objeto de pesquisa histórica que
você está investigando. Podem ser pacientes, profissionais de enfermagem,
profissionais de saúde, familiares. Podem estar atuando no momento da coleta de
dados ou aposentados. Podem atuar em hospitais, universidades, unidades básicas
de saúde. Porém, duas questões são fundamentais na História Oral: a) O SUJEITO
DO ESTUDO TEM QUE NECESSARIAMENTE TER PARTICIPADO DO MOMENTO HISTÓRICO QUE VOCÊ
ESTABELECEU COMO RECORTE; b) O SUJEITO TEM QUE ESTAR COM AS SUAS FUNÇÕES DE
MEMÓRIA PRESERVADAS PARA REMEMORAR O TEMPO PASSADO.
Otro elemento que reconcilia la memoria y
la historia está relacionado con el hecho elemental que el historiador vivencia
los condicionamientos de su contexto social, cultural y nacional;
precisamente, por ello los
investigadores combinan su experiencia
profesional como investigadores junto con su “experiencia vivida”; lo cual es
evidente en los autores respecto a su memoria
personal, necesariamente referida a su experiencia de vida, en este caso
como enfermera y al conocimiento sobre el contexto que rodea a la enfermería
colombiana. Estamos hablando entonces, de una memoria temporal y espacial, que
resulta imprescindible para la reconstrucción de la historia de la enfermería
en cualquier lugar del mundo.
Velandia Mora, Ana Luisa.
“Fundamentos teórico metodológicos de investigación en
historia de la enfermería”. EN: Revista Cultura de los Cuidados. ISSN: 1138-1728. 3er. Cuatrimestre 2011, Año XV, No. 31. Págs.
118-126. Disponible en: http://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/20578/1/CC_31_15.pdf
Na pesquisa histórica também é muito freqüente
a utilização da pesquisa documental como método de investigação, especialmente
em três situações:
·
Quando a pesquisa trata de um tempo
do passado para o qual não existem fontes orais e o documento e a fonte
principal na investigação;
·
Quando a pesquisa documental é
essencial para o estudo e é realizada juntamente com as fontes orais ou
iconográficas no desenvolvimento da investigação;
·
Quando a pesquisa documental é apenas
uma fonte complementar ao estudo com fontes orais e servirá para que o
pesquisador realize a crítica externa das informações. Este terceiro item será
aprofundado no capitulo 18 e portanto não detalhado neste capitulo.
Nos estudos de HISTÓRIA ORAL que apresentamos
anteriormente, na sua maioria encontram-se também os exemplos para a segunda
e para a terceira situações apresentadas acima.
Aproveitaremos este espaço então para apresentá-lo a
dois tipos de pesquisa documental que
também são bastante utilizados na enfermagem.
O primeiro deles foi sub-dividido em três casos de
uso de documentos diferentes como fontes históricas:
a) Pesquisa Documental utilizando discursos escritos
de enfermeiras e contidos em periódicos de enfermagem: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n3/23.pdf
13
b) Pesquisa Documental utilizando Dissertações e
Teses de Doutorado como fontes: http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n1/v24n1a13.pdf
14
c) Pesquisa Documental utilizando Anais de Eventos
como fontes: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v9n3/11492.pdf
15
O segundo tipo de Pesquisa Documental também muito
interessante de ser desenvolvido porém não tão comum na área da enfermagem é
a PESQUISA ICONOGRÁFICA. Este tipo de fonte é considerada quando utilizamos
fotos, artefatos, símbolos, quadros, filmes, dentre outros. Como necessita de
um conhecimento apurado da arte iconográfica não tem sido a preferência das
enfermeiras historiadoras. Você pode conhecer um pouco mais deste tipo de
fonte no estudo citado a seguir e também disponível na Scielo: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n4/v45n4a25.pdf 16
Orientadas pelas leituras dos diferentes tipos de
pesquisa documental, gostaríamos que você refletisse criticamente sobre cada
um dos tipos e colocasse abaixo, quais as diferenças que você percebeu na
abordagem dos quatro tipos de documentos apresentados: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
Como você se sente neste momento ao olhar para o seu
objeto de pesquisa e reavaliar a sua idéia inicial de utilizar um dos tipos de HISTÓRIA
ORAL para a sua investigação ou então optar pela PESQUISA DOCUMENTAL.
Qual a viabilidade possível?
Para o objeto em questão você acredita que a pesquisa documental poderia
dar as mesmas respostas iniciais ao seu problema de pesquisa?
Reflita neste espaço e partilhe conosco suas idéias:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um aspecto importante a ser enfocado na
pesquisa histórica e que difere dos demais tipos de pesquisa é o modo como se
indicam as FONTES do estudo. Ou seja, ao falarmos de fonte temos que deixar
claro se estamos nos referindo a FONTES PRIMÁRIAS OU A FONTES SECUNDÁRIAS.
As fontes primárias na pesquisa histórica são
aquelas que caracterizam-se por serem informações de primeira mão. Ou seja, o
testemunho de pessoas que vivenciaram o fato histórico analisado (entrevista),
autobiografias, fotografias, leis, prontuários, cartas, atas, artigos científicos,
jornais, filmes, teses ou dissertações. O que caracteriza a fonte primária então
é a SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE PRIMEIRA DE INFORMAÇÃO PARA COMPREENDER O OBJETO
DE ESTUDO EM QUESTÃO. As fontes secundárias por sua vez se caracterizam por
todas aquelas fontes que ajudarão o pesquisador a analisar os dados
selecionados para a compreensão do objeto, ou seja, livros, periódicos, teses,
dissertações, leis, decretos, etc.
Para
facilitar seu entendimento do que sao fontes primárias e secundárias num
estudo científico, convidamos você a retornar ao nosso primeiro exemplo de
artigo científico e reler a metodologia do estudo para identificar quais
foram as fontes primárias e quais foram as fontes secundárias que as autoras
utilizaram.
Registre
aqui as suas impressões:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caso
ainda esteja dificil diferenciar releia o artigo acerca de Metodologia da
Pesquisa Histórica, ja indicado anteriormente: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n4/a15v14n4.pdf 6
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Você conseguiu captar bem as diferenças? Então
vamos ao seu próprio estudo de pesquisa novamente e você vai escrever abaixo:
quais serão as suas fontes primárias e secundárias de dados:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Está muito difícil até o momento? A pesquisa histórica
não difere dos demais is tipos de pesquisa que você já conheceu, apenas tem
algumas especificidades como os demais e que o pesquisador histórico necessita
estar atento.
Entao, vamos continuar....
Estamos ainda no Quarto passo do estudo e
vamos abordar algumas informações importantes sobre a coleta de dados na
pesquisa histórica. Neste momento, o pesquisador já decidiu se irá utilizar
FONTES ORAIS ou FONTES DOCUMENTAIS para a sua coleta de dados.
Se irá utilizar fontes orais, isto implica em
que necessariamente o pesquisador elabore um Roteiro de Entrevista que contenha
as questões essenciais para que o pesquisador possa compreender o objeto
naquele período histórico em que está interessado. Além disso, neste roteiro é
ESSENCIAL que contenha o perfil do entrevistado. Isto porque muitas vezes os
entrevistados/sujeitos serão nominados na apresentação dos resultados. Com relação
a este aspecto você terá a explicação detalhada no CAPITULO 18 que trata
especificamente da HISTÓRIA ORAL.
Neste
momento pediremos apenas que você retorne ao artigo que estamos utilizando
como exemplo e localize as fontes orais do estudo, escrevendo neste espaço
quem foram os sujeitos da pesquisa e como foram
identificados:----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
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Se você irá utilizar fontes documentais como
fontes primárias de seu estudo, também deve selecionar com muito cuidado quais
serão estas fontes; elaborar um roteiro de coleta de informações na fonte
escrita, a fim de poder responder ao seu problema de pesquisa e aos seus
objetivos do estudo.
Para
verificar como as fontes primárias documentais foram selecionadas pedimos a você
que retorne aos três artigos indicados que utilizaram fontes documentais
(Anais, periódicos, fotografias) e analise como estas fontes foram
selecionadas. Anote aqui suas impressões:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
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Na pesquisa histórica, a fase da coleta de dados é a mais longa do
processo de pesquisa, e também a que apresenta os maiores perigos, na forma de
atrasos possíveis e de esforços inúteis. Os três problemas fundamentais para o historiador
são:
1. a localização dos acervos documentais;
2. evitar a dispersão e a perda de tempo;
3. manter um controle permanente e total sobre os materiais acumulados,
mediante uma organização eficiente da coleta de informações. Você pode ler
sobre isto mais detalhadamente no capitulo sobre este assunto publicado no
primeiro livro desta série.1
Antes de avançarmos
para o próximo passo que tal você retomar a sua pesquisa? Você já definiu
suas fontes e agora deve pensar: que tipo de instrumento irá elaborar para
coleta de dados baseado no tipo de pesquisa que irá desenvolver (Pesquisa
Documental, História Oral). Exercite elaborando um roteiro de entrevista e um
roteiro de coleta de dados documentais. Depois reflita sobre o que elaborou e
retome seus objetivos para ver se as possiveis respostas darão conta do que você
deseja investigar.
|
- Quinto Passo: a crítica e a validação dos dados
Apos
a coleta de dados o historiador tem a ardua tarefa de verificar a qualidade, a
veracidade e a relevância da informação.
Os
historiadores denominaram este processo de CRÍTICA INTERNA E CRÍTICA EXTERNA.
Lembre-se
que você está realizando uma pesquisa histórica e portanto, mesmo que seja
sobre a história do presente (até 60 anos atrás) você precisa ter certeza de
que a informação coletada está correta. Isto vale tanto para as fontes orais
como para as fontes documentais.
A
critica interna busca determinar a
autenticidade das fontes, a verdade dos fatos. O pesquisador poderá se orientar
por alguns pontos fundamentais como: se a fonte ou o autor era competente para
relatar os acontecimentos e se conhecia verdade dos fatos, e se estava apoiado
por depoimentos ou informações mais ou menos concordantes. No caso de fonte
documental o pesquisador deve procurar ver se a fonte e autêntica e fidedigna1,6.
A
critica externa por sua vez e
utilizada para confrontar a informação obtida, ou seja, se o entrevistado
informa algum fato que tenha ocorrido no passado e cita uma determinada data ou
documento, é necessário e importante que o pesquisador busque esta informação
em documentos para comprovar a veracidade daquele fato. No caso do documento, o
pesquisador poderá utilizar até mesmo de técnicas científicas, como Raio X, análises
químicas, dentre outras. Estas últimas não são frequentemente utilizadas nas
pesquisas históricas da área de enfermagem1,6.
Normalmente nos artigos
cientificos os autores não citam como realizaram a crítica interna e externa
de seus dados, mas convidamos você a fazer um exercicio e voltar ao primeiro
artigo que estamos utilizando como base para ver se você identifica de que
modo esta critica foi realizada. Anote aqui o que você
encontrou:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO: não se desaponte caso
não tenha conseguido identificar a crítica interna e externa. Os historiadores
experientes também tem esta dificuldade.
|
- Sexto Passo: a
análise e interpretação dos dados, a síntese.
Nesta
fase da pesquisa histórica, o pesquisador ja finalizou a coleta de dados e irá
analisar estes dados. Nas pesquisas históricas de enfermagem não existe um
modelo único de análise para os dados. Muitas vezes a análise é delineada de
acordo com o referencial teorico selecionado pelo pesquisador.
Veja por exemplo, o estudo de Vaghetti
et all cujo referencial teórico foi o de cultura organizacional, para a análise
de dados as autoras organizaram, analisaram e interpretaram os dados sob a
perspectiva da antropologia simbólica interpretativa. Veja o artigo na
integra no link http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n1/v24n1a13.pdf10
Já no estudo de Kletemberg & Padilha9,
que estamos utilizando como exemplo, cujo referencial teórico foi Eliot
Freidson, a análise de dados se deu pela Análise Temática proposta por Minayo,
como você pode ler no artigo na íntegra.
No estudo de Bernardes,
Lopes e Santos, o referencial teórico relativo ao Poder Simbólico, de Pierre
Bourdieu, os dados foram analisados com o método Analítico
Fotográfico Oral, como você poder ler no link http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n4/a11v14n4.pdf
17
Como última sugestão de leitura
indicamos a você o artigo de Moreira, Porto e Oguisso, que utilizou a Análise
de Conteúdo como método de análise.. Veja o artigo no link http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v36n4/v36n4a14.pdf18
|
Como
você deve ter observado nas literaturas que indicamos acima, a análise de dados
na pesquisa histórica segue o modelo de outras análises de estudos
qualitativos, porém com a especificidade da pesquisa histórica em termos de
recorte temporal, fatos e eventos daquele período histórico investigado. Assim,
a partir da análise dos dados o pesquisador criará as suas
categorias/itens/estruturas de significações/enunciados de análise, as quais irá
discutir de acordo com a literatura.
Um
aspecto essencial é de que o historiador deve procurar ser muito sensível ao
material utilizado, se mostrar suficientemente engajado no trabalho, mostrar um
equilíbrio entre as forças do seu interesse, com o interesse social e o
interesse histórico. O pesquisador necessita ser criativo e realizar uma
conexão convincente entre os acontecimentos que considera mais significativos
para o tema em estudo. Quando o pesquisador escrever a narrativa, ele deverá
fazê-lo com criatividade, explicando os resultados encontrados e fornecendo
suporte as idéias. Isto requer disciplina, organização e uma boa dose de
imaginação, acompanhado de um trabalho hercúleo. O historiador precisa
permanecer um espaço de tempo concentrado para observar os detalhes desses
resultados, o que está escrito nas entrelinhas dos manuscritos e de outros
documentos. Ele precisa planejar a história a partir dos dados e usar o tempo e
o espaço para fazer um balanço, construindo a história, criticando e
interpretando os dados adequadamente1,6.
Ao longo do
percurso metodológico da história você teve a oportunidade, por meio da
leitura e análise dos vários textos indicados, de se aproximar da pesquisa histórica
em termos metodológicos.
Convidamos a você mais uma vez a continuar conosco
esta jornada relendo o primeiro artigo indicado e outros também contidos no
texto para compreender como foi realizada a ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS
RESULTADOS da pesquisa. Que categorias foram criadas pelos autores? Que tipo
de dados foram analisados? Como os autores discutem estes dados a luz da
literatura e das suas próprias considerações?
Após esta leitura, aponte neste espaço quais os
principais aspectos que você depreendeu das pesquisas realizadas e o grau de
profundidade das análises realizadas.
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|
3- EVALUACION
Ao finalizar esta etapa, esperamos
que você tenha apreendido os principais passos para a elaboração de um projeto
de pesquisa histórica relacionado a sua própria vivência profissional e sua
curiosidade investigativa acerca do passado. Entendemos que este processo e
gradativo e você com certeza precisará de tempo e muita leitura acerca do tema
que você irá escolher a fim de realizar a sua própria pesquisa histórica.
Dentro do contexto político e social, é
impossível querer entender a profissão sem estabelecer sua relação com os
acontecimentos históricos que ocorreram ao longo do tempo. Alguns aspectos
foram decisivos para o desenvolvimento da profissão como: o surgimento dos
hospitais e o desenvolvimento das áreas das ciências biológicas e da saúde1,6.Neste sentido, convidamos você agora a
realizar uma associação entre as leituras realizadas e o exercício prático
referente ao SEU PRÓPRIO projeto de investigação histórica, respondendo as
solicitações indicadas no quadro abaixo:
Aspectos
gerais que caracterizam a Pesquisa histórica
|
Aspectos
do meu projeto que o caracterizam como uma pesquisa histórica
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a) Quanto ao seu objetivo e recorte histórico............................................
................................................................................
|
a) Terá como
objetivo....................................................Tera como recorte
historico......................................
|
||
b) Quanto as hipoteses do
estudo............................................................................................................................................
|
b) Como pensa na sua propria
hipotese-...............................................................................
|
||
c) Quanto ao referencial teórico
.......................................................................
|
c) Que referencial melhor se aplica ao seu projeto.................................................................
................................................................................
|
||
d) Quanto ao metodo de pesquisa..................................................................
.................................................................................
|
d) Qual metodo pensa ser mais apropriado...............................................................
................................................................................
|
||
e) Quanto as fontes primarias e secundarias............................
...............................................................................
|
e Quais serao as suas fontes primarias e secundarias...........................................e
como pretende chegar a elas
.................................................................................
|
||
f) Quanto aos dados a serem
coletados...........
....................................................................................
...........................................................................................................................................................
|
f)Para responder ao objetivo, terei que utilizar a(s) seguinte(s)
técnica(s) de obtenção de
dados.......................................................................................................................................................
................................................................................
|
||
g)Quanto aos sujeitos do estudo..............
........................................................................................
................................................................................
|
g) Os sujeitos serao...............................................,
................................................................Eles
estao localizados.............................................
|
||
h) Quanto a critica e validação
dos
dados......................................................................................................................................................
|
h) Como pretende realizar a critica interna e externa dos
dados.......................................................................................................................................................
|
||
i) Quanto à análise dos dados......................................
..............................................................................................................................................................
|
i) Qual o melhor metodo de analise que se aplicaria ao seu estudo....................................................................................................................................................
|
||
j) Quanto a discussao dos dados e sintese.............
................................................................................................................................................................................
|
j) Apresentarei o contexto historico;
e as categorias identificadas para analise e discussao. Apos, analisarei o
passado com os olhos do presente e tracarei perpectivas para o futuro.
|
||
4) BIBLIOGRAFIA
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Borenstein, MS; Ballesteros, H. Investigación Histórica en Enfermeria. In: In:
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bélica alemã: percepções de enfermeiras e militares. Texto
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